Anterior

PM apreende bebidas e drogas em baile funk irregular em Quintana

09/10/2017

Anterior

Próxima

Neymar diz que "seria um grande prazer" jogar no Palmeiras

09/10/2017

Próxima
09/10/2017 - 07:35
Câncer de mama tem cura quando diagnosticado no início

Depois do câncer de pele não melanoma, câncer de mama responde por 25% dos novos casos que surgem todos os anos; histórico familiar é o principal fator de risco

Durante muito tempo, o diagnóstico do câncer de mama foi tratado como sentença de morte ou causa de mutilação. Hoje não é mais assim. “Se a doença for descoberta no começo, tem prognóstico de cura completa”, diz o médico João Paulo Issa, ginecologista e obstetra que atua como Diretor de Atenção a Saúde da Fundação Estatal Regional de Saúde da Região de Bauru (FERSB).

            A doença é a mais comum entre o público feminino no Brasil e no mundo. Depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por 25% dos novos casos que surgem todos os anos. “O autoexame de mama e a consulta anual com ginecologista são essenciais”, reforça o médico. Durante o autoexame, é possível identificar se há indício de algum sintoma, como a presença de nódulos (caroços) fixos, endurecidos e, geralmente, indolor.

A recomendação é para que mulheres a partir dos 40 anos façam, anualmente, a mamografia. No entanto, é possível iniciar a realização do exame antes, dependendo da orientação do médico. Para aquelas que têm casos na família, a indicação do especialista apontará a melhor maneira de prevenção.

 

FATORES DE RISCO

            O histórico familiar é o principal fator de risco. Mas o consumo exagerado de álcool, cigarro, alimentação desregrada, uso excessivo de hormônios e a não amamentação aumentam as chances de a mulher desenvolver o câncer de mama. Estudos mostram que a doença é mais comum em mulheres a partir dos 50 anos, porém, na prática, o câncer pode surgir em qualquer faixa etária.

 

            TRATAMENTO

            Após a descoberta da doença, o tratamento varia de acordo com o tipo do tumor. Por isso, o diagnóstico precoce é tão importante. “A quimioterapia e a radioterapia fazem parte do arsenal para atacar esse mal”, ressalta Issa.

 

 

OUTUBRO ROSA

            Para estimular a detecção precoce do câncer de mama, a campanha “Outubro Rosa”, que já começou, pretende ampliar a discussão sobre a importância do acompanhamento preventivo.  O movimento é internacional e começou na década de 1990 para estimular a participação da população nas atividades de controle do câncer de mama. Anualmente, várias ações são realizadas com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

 

Sobre a Fundação Estatal Regional de Saúde

A Fundação Estatal Regional de Saúde (FERSB), sediada em Bauru, é uma entidade pública de direito privado, sem fins lucrativos, criada para modernizar o modelo de gestão do setor saúde pública na região. A implantação do projeto começou a ser discutida em 2011 a partir de conversas entre prefeitos e secretários municipais de saúde, mas foi em julho de 2014 que a organização foi instituída pelos municípios de Agudos, Bauru, Macatuba, Lucianópolis e Pederneiras. Desde então, a instituição tem adotado como regra a missão de contribuir para modernização e incrementar a qualidade do gerenciamento da saúde pública nas cidades instituidoras. Atualmente, a FERSB é responsável pelo gerenciamento dos plantões médicos das UPAs Bela Vista, Popular Ipiranga e Geisel/Redentor, em Bauru. Além disso, a entidade também faz a gestão compartilhada de ações no Programa Saúde da Família (PSF) e na Atenção especializada à saúde em Pederneiras. Todas as ações são em parceria com as Secretarias de Saúde destes municípios.  O trabalho oferecido pela Fundação tem sido uma alternativa viável para aperfeiçoar o processo estratégico de administração do atendimento a urgências e emergências das UPAs, formatação de equipes médicas, capacitação profissional, entre outras tarefas tão desafiado.

House Press






Link:





Deixe seu Comentário

Pederneiras - Hoje
Máxima: 22°C    Mínima: 22°C
Pedernews

Usuários Online: 18

Total de Visitas: 4144014


Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.